Observatório da Justiça

Actualizado en 24/02/17 18:34 .

O Projeto

O Programa de Mestrado em Direito Agrário apresentou projeto de pesquisa junto ao Observatório da Justiça Brasileira, sediado na UFMG e vinculado ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra na América Latina (CES América Latina), com financiamento da Fundação Ford.
Com o título "Observatório da Atuação do Poder Judiciário nos Conflitos Agrários Decorrentes de Ocupações de Terra por Movimentos Socias nos Estados do Pará, Mato Grosso, Goiás e Paraná (2003-2011)", o projeto concorreu na área temática "Conflitos Agrários e o Sistema de Justiça Brasileiro", tendo obtido a primeira colocação na seleção.
O principal objetivo da pesquisa é diagnosticar como o Poder Judiciário pensa, discute, analisa e dirime fundamentadamente os conflitos agrários, a fim de conhecer com a necessária profundidade o seu perfil e características enquanto Poder de estado, bem como o perfil de seus membros (Juízes, Desembargadores e Ministros).
A pesquisa será coordenada pela Profª.Drª. Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega, atual Coordenadora do Programa de Mestrado em Direito Agrário da UFG e conta com a participação dos seguintes professores: Prof. Dr. Cláudio Lopes Maia (UFG), Prof. Dr. Adegmar José Ferreira (UFG), Prof. Dr. João da Cruz Gonçalves Neto (UFG), Prof. Dr. Eriberto Francisco Beviláqua Marin (UFG), Prof. Dr. Marcelo Rodrigues Mendonça (UFG), Prof. Dr. Carlos Frederico Marés de Souza Filho (PUC-PR), Prof. Dr. Marcos Prado de Albuquerque (UFMT), Prof. Dr. Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray (UFMT). A equipe de pesquisa é também composta por estudantes do Mestrado e da graduação em Direito. Além dos docentes, colaboraram na elaboração do Projeto os mestrandos Rangel Donizete Franco, Cláudio de Agatão Porto, Vitor Sousa Freitas, e o graduando Wendel Rosa Borges.

Todas las páginas Volver